O R.U.A

Coletivo fotográfico brasileiro com foco no fotojornalismo e na fotografia documental.

Nascido durante as manifestações que tomaram as ruas brasileiras em 2013, jovens fotógrafos insatisfeitos com o cenário sucateado do jornalismo e da fotografia, criaram o R.U.A (Registro Urbano Autoral) para uma ativa mudança deste contexto.

  • Compreendemos a comunicação como um fator fundamental para a efetivação de políticas públicas. Assim como para estabelecer direitos e deveres de cada cidadão, respeitando as diversidades sociais, étnicas e culturais de cada um. Dessa maneira, o R.U.A surge como uma iniciativa que busca novas propostas para maior interação com o público no modo de comunicar através da imagem.
  • Despertamos o interesse popular para a fotografia, jornalismo e política e destacamos problemas sociais do nosso país, além de estimularmos a educação comunicativa independente. Fazer as pessoas participarem ativamente da nossa iniciativa é uma das formas mais eficientes de prender o interesse e cultivar a vontade de ação das pessoas.

A proposta hoje do R.U.A é produzir conteúdo audiovisual e pautas de cunho sócio-político, além de promover a cultura da fotografia em regiões de baixa capilaridade cultural.