#Vida de R.U.A 8

RELATO POR MÁRCIA FOLETTO

A imagem que escolhi para mostrar aqui é uma foto que fiz há bastante tempo. Mais exatamente no ano de 1994 na entrada do Morro Santa Marta, em Botafogo. Mas vocês provavelmente já viram essa imagem circulando por aí, nas redes sociais, como se fosse atual. Já foi identificada como Complexo do Alemão e até mesmo como favela da Maré. Aproveito a oportunidade para esclarecer e contar a história da foto. 

Em novembro de 1994 desencadeou-se no Rio de Janeiro a chamada Operação Rio, em duas etapas, I (94) e II (95), com o emprego das Forças Armadas para combater a criminalidade e a violência. Foram dezenas de ocupações - muitas com a duração de vários dias - nas favelas do Rio e municípios vizinhos, incluindo a Baixada Fluminense e Niterói. 

No dia 22 de novembro, trabalhando no jornal O Globo, fui cobrir um dos primeiros  dias de ocupação do Exército na favela Santa Marta. Fiquei na entrada da comunidade, junto a Rua São Clemente, em Botafogo, acompanhando a movimentação dos soldados. Praticamente todos que entravam na rua eram abordados para identificação e alguns eram revistados. Sacolas de compras e mochilas eram reviradas a procura de drogas. No período da tarde, quando um grupo de crianças chegou da escola e viu a cena, foi logo se colocando na mesma posição dos que eram revistados. Soldados, então, fizerem os mesmos procedimentos com os estudantes.  

A foto das crianças sendo revistadas por soldados fortemente armados foi publicada no capa do jornal no dia seguinte e chocou o país.

Confira mais do trabalho de Marcia aqui!