Ensaio Coletivo

À Luz do Parto por MARCIA KOHATSU

Este é um trabalho sobre o parir e o nascer com respeito. Teve início em 2014, quando me transformei ao ter acesso à informação de qualidade sobre este universo tão vasto. Por isto este projeto, para que mais e mais pessoas possam se informar e se transformar

 Assim nasceu À Luz do Parto, um projeto de fotografia documental que acredita que através do empoderamento feminino conseguiremos mudar nossa atual realidade de país onde mais se realizam cesarianas desnecessárias e violências obstétricas, tornando o evento do parto e nascimento algo extremamente traumático e arriscado.

Este projeto faz um contraponto com esta realidade. Aqui são retratados partos, em sua maioria domiciliares, onde se vive o nascimento como um processo natural, orgânico, não-estéril e sem qualquer tipo de violência à mãe e ao bebê, permitindo que a família possa ter uma experiência muito transformadora.

É à esta experiência que todas as famílias deveriam poder ter acesso, independente de onde é realizado e da categoria profissional que o assiste,  pois o que realmente importa é a condução. 

Esta condução que na maioria dos casos deixa a desejar e violenta mulheres diariamente, motivo pelo qual mulheres no mundo inteiro estão se unindo, lutando e indo às ruas para que uma mudança seja feita.

Parir e nascer é algo natural, que faz parte da nossa condição humana e que na grande maioria das vezes não precisa de qualquer intervenção. João Steibel, médico obstetra, nos coloca que se houvesse necessidade de intervenção rotineira para nascer a humanidade teria acabado muito antes de forjar o primeiro bisturi.

Para conhecer mais do trabalho da Marcia, acompanhe o trabalho dela no SITE no seu INSTAGRAM e na sua pagina no FACEBOOK.