Ensaio Coletivo

365 Portas&Janelas por Gislaine Bueno 

A paixão por fotografar e por retratar portas e janelas foi o ponto de partida para a fotógrafa Gislaine Bueno implementar o projeto 365 portas e janelas. Em cada dia de 2015 ela postou em seu instagram @gislainebueno uma porta ou janela com a hashtag #365portasejanelas.

Foram fotos – a maioria feita com o smartphone – de 32 cidades do Brasil e de seis países (Itália, Portugal, França, Argentina, Uruguai e Suíca). Gislaine, que tem cursos pela escola Portfólio, Omicron, Senac e com Brasílio Wille, conta que o projeto foi também uma forma de melhorar o seu olhar como fotógrafa. “Melhorei a simetria, a composição, mas também fugi de algumas regras da fotografia. Nas últimas, comecei a explorar a ideia do minimalismo”.

Além disso, Gislaine acredita que as fotos revelaram a arquitetura e história das construções. “Muitos dos detalhes dessas casas, apartamentos e prédios históricos passam despercebidos das pessoas. Fotografá-los foi uma maneira de fazer com que todos percebam a beleza do lugar que vivem ou que visitam”, diz ela.

Ao longo do projeto, amigos e até mesmo desconhecidos (que se tornaram conhecidos) contribuíram com fotos nacionais e internacionais. Com isso, ela acabou recebendo fotos – todas devidamente creditadas – de 15 pessoas. A meta agora é compilar as fotografias, organizar uma exposição e quem sabe um livro. E para 2016? “Algo voltado para fotografia de pessoas. Estou com o projeto #fotografiaedança”.

Para conhecer mais o trabalho da Gislaine você pode segui-la no INSTAGRAM pelo  SITE ou por sua pagina no FACEBOOK